"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Roma Antiga – Resumo (Parte 14/14)


O Direito, as artes e as ciências

O Direito foi um dos legados mais importantes que Roma deixou para as civilizações posteriores. Sua influência chega até os dias atuais.
O Direito Romano é resultado de uma lenta evolução. A igualdade civil conseguida entre as duas camadas sociais, a dos patrícios e a dos plebeus, possibilitou o aprimoramento do jus civili romano. Por outro lado, a conquista de outros povos exigiu um tratamento especial para eles, dai o advento do jus gentium. É de suma importância, no Direito Romano, a introdução aos princípios do direito natural, comum a todas as pessoas.
Desde os primeiros anos de sua história, Roma recebeu forte influência da cultura grega, por intermédio das cidades da Magna Grécia. Após sua expansão pelo Mediterrâneo Oriental, essa influência intensificou-se, na medida em que os romanos entraram em contato direto com as fontes da cultura helenística.
Outro aspecto importante a ser destacado é o papel dos romanos como transmissores da cultura grega para outras partes do mundo.
Na literatura, destacaram-se Cícero, o maior orador romano; os poetas Horácio, Ovídio e Virgílio; e o historiador Tito Lívio, autor de História de Roma.
A arquitetura foi a arte mais desenvolvida, marcada pela grandiosidade das construções: muralhas, estradas, teatros, anfiteatros, templos, aquedutos, termas etc.

0 Response to "Roma Antiga – Resumo (Parte 14/14)"