"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Roma Antiga – Resumo (Parte 01/14)


Roma começou como uma pequena aldeia na região do Lácio, próxima à desembocadura do rio Tibre, na península Itálica, e transformou-se na mais importante cidade do mundo antigo. Ao longo de 500 anos, conquistou muitos territórios e diferentes povos, convertendo-se na cabeça de um grande império.
Antes da fundação de Roma, a península Itálica era habitada por vários povos, entre eles, os italiotas, na região centraL, compreendendo várias tribos, como a dos Latinos e a dos sabinos. Os gauleses localizavam-se ao norte, os etruscos, no meio-norte e os gregos, ao sul.

Origem lendária de Roma

Há também muitas lendas sobre a origem de Roma. Segundo uma dessas lendas, os romanos descendem do herói troiano Enéias. Seus filhos fundaram a cidade de Alba Longa. Mais tarde, Amúlio destronou seu irmão, que era rei dessa cidade, e ordenou que seus descendentes fossem mortos.
Poupou apenas uma sobrinha, Réia Sílvia, mas obrigou-a a se tornar uma vestal. Entretanto, Réia Sílvia quebrou o juramento de castidade e teve com o deus Marte dois filhos: Rômulo e Remo. Enraivecido, o tio ordenou que as crianças fossem colocadas em um cesto e atiradas no rio Tibre.
O cesto parou em uma das margens do rio, perto do monte Palatino. Os meninos foram amamentados por uma loba, até que um pastor os encontrou e os criou.
Já adultos, Rômulo e Remo voltaram para Alba Longa, vingaram-se do tio e, às margens do rio Tibre, fundaram uma cidade no ano de 753 a.C. Em uma disputa, Rômulo matou Remo e se tornou o primeiro rei dessa cidade, à qual chamou de Roma.
Mas Roma era uma cidade só de homens. Como solucionar essa questão? Os romanos elaboraram um plano. Organizaram uma festa e convidaram os sabinos. Durante a festa, raptaram as mulheres sabinas e obrigaram-nas a se casar com eles. Esse episódio é conhecido como o Rapto das Sabinas.

Fonte: Caderno do Futuro. IBEP.

0 Response to "Roma Antiga – Resumo (Parte 01/14)"