"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Grécia – Resumo (Parte 02/10)

Acropólis grega arcaica

Tempos Homéricos

Os Tempos Homéricos tiveram inicio com a invasão dos dórios, em 1200 a.C., e se estenderam até 800 a.C. São assim denominados porque as principais fontes para o estudo desse período são as obras poéticas atribuídas a Homero, a Ilíada (relatos sobre a expansão dos aqueus na Ásia Menor) e a Odisséia (narrativa sobre a volta dos heróis gregos, como Ulisses, e sobre a vida cotidiana).
O Período Homérico se caracteriza:
• pela organização em genos, famílias coletivas que reuniam descendentes de um antepassado comum. Cada geno era chefiado pelo membro mais velho, o pater, com autoridade militar, religiosa e política;
• pela economia sustentada na agricultura e no pastoreio. A terra era propriedade coletiva. A produção destinava-se à subsistência da família, O comércio era pouco desenvolvido e feito com base nas trocas diretas.

Desintegração da comunidade gentílica

Por volta do século VIII a.C., iniciou-se o processo de desintegração das comunidades gentílicas. O crescimento populacional foi maior que o da produção e começaram a faltar alimentos. As terras para o cultivo também eram poucas para tantas pessoas.
O pater passou a dividir as terras. Beneficiou seus parentes mais próximos, dando-lhes os melhores lotes, que foram transformados em propriedades privadas. Alguns membros dos genos ficaram com terras menos férteis, e outros passaram a se dedicar ao artesanato ou ao comércio. Mas a maioria da população do geno ficou sem terra nenhuma e começou a abandonar o território. Passou a existir acentuada desigualdade social. Formou-se uma poderosa camada, a aristocracia rural.

1 Response to "Grécia – Resumo (Parte 02/10)"

  1. Anônimo Says:
    9 de maio de 2013 às 09:23

    esse texto mim ajudou e muito pra meu apendiz