"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Anos 1920 - Arte e Cultura (Parte 04/06)

Revista Klaxon (capa do n.7), 1922. São Paulo (SP)

Revistas e Manifestos

As principais revistas de vanguarda paulistas foram Klaxon (1922), que contava com a colaboração de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Sérgio Milliet e Manuel Bandeira, e Revista de Antropofagia (1928), dirigida na primeira fase por Antônio de Alcântara Machado e na segunda por Geraldo Ferraz. No Rio de Janeiro, havia Estética (1924), dirigida por Prudente de Morais Neto e Sérgio Buarque de Holanda, e Festa (1927), organizada por Tasso da Silveira e Andrade Murici, com a colaboração de Cecília Meireles. Mas havia também outras publicações regionais, como A Revista (Belo Horizonte, 1925), Verde (Cataguases, 1927), Arco e Flexa (Bahia, 1928), Maracajá (Fortaleza, 1929) e Madrugada (Porto Alegre, 1929).
Os principais manifestos modernistas foram publicados nas revistas porta-vozes dos diferentes grupos. Foi este o caso do "Manifesto antropofágico", de Oswald de Andrade, publicado na Revista de Antropofagia em maio de 1928, e do "Manifesto de Cataguases", publicado em Verde em novembro de 1927. Houve ainda um "Manifesto regionalista", esboçado no 1º Congresso Regionalista do Nordeste, realizado em Recife em 1926.

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