"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Expansão Territorial – Resumo (Parte 04/05)


Sertanismo de contrato

Devido ao conhecimento que tinham do interior, na segunda metade do século XVII, alguns bandeirantes foram contratados por pecuaristas e senhores de engenho para o combate de indígenas rebelados e de quilombos. Domingos Jorge Velho é o representante mais conhecido desse período, responsável pela destruição do Quilombo dos Palmares, em Alagoas.
À procura do ouro e das pedras preciosas, apoiados pelo governo português, os bandeirantes organizaram várias expedições, com a finalidade de localizar no interior do Brasil as jazidas de metais e pedras preciosas:
 Fernão Dias Pais Leme seguiu o Vale do Paraíba em direção ao interior de Minas, à procura de esmeraldas. Morreu sem encontrá-las.
 Garcia Rodrigues Pais, filho de Fernão Dias, encontrou ouro em Minas Gerais.
 Pascoal Moreira Cabral encontrou ouro em Cuiabá.
 Bartolomeu Bueno da Silva descobriu ouro em Goiás.

As monções

As monções foram um tipo de bandeira que surgiu no século XVIII, já no final do bandeirismo. Avançavam para o interior utilizando os rios. Eram dirigidas para o oeste de São Paulo, descendo o Rio Tietê, de Porto Feliz à foz. Daí seguiam pelo Rio Paraná avançando por terras de Mato Grosso e Goiás.

A ocupação do Sul

A ocupação do Sul foi marcada por constantes conflitos entre portugueses e espanhóis. Durante o período da União Ibérica, o comércio e o contrabando na região do Rio da Prata tornaram-se intensos.

0 Response to "Expansão Territorial – Resumo (Parte 04/05)"