"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Grécia – Resumo (Parte 01/10)


Localização

A península Balcânica (Mediterrâneo Oriental) foi cenário da civilização grega, uma das mais avançadas que a humanidade conheceu e que deixou um vasto legado.
A posição geográfica da Grécia favoreceu que ela fosse um elo entre a Europa e o Oriente Próximo.
A Grécia dividia-se em: continental, situada na região meridional da península Balcânica; peninsular, separada da Grécia continental pelo golfo de Corinto; insular, formada pelas ilhas dos mares Egeu e Mediterrâneo; e asiática, formada após a colonização da Ásia Menor.
O relevo montanhoso da Grécia dificultava a comunicação interna, prejudicando a unidade política. Porém, o litoral recortado, com vários portos naturais, concorreu para que os gregos se dedicassem à navegação e ao comércio.

A formação do povo grego

Por volta de 2000 a.C., a península Balcânica, que já era habitada por grupos de pastores semi-nômades, começou a ser ocupada por povos indo-europeus, provenientes das planícies euro-asiáticas: os aqueus, os eólios, os jônios e os dórios.
Os aqueus foram os primeiros a chegar. Concentraram-se no Peloponeso e fundaram cidades, entre elas Micenas. Em meados do século XV a.C., invadiram a ilha de Creta, assimilando a cultura dos cretenses, originando, assim, a civilização creto-micênica’. Expandiram-se pela Ásia Menor, invadiram e destruíram a cidade de Tróia, ponto comercial estratégico entre os mares Egeu e Negro.
Os eólios atingiram várias regiões, entre elas a Tessália.
Os jônios se estabeleceram na Ática, onde mais tarde foi fundada a cidade de Atenas.
A invasão dos dórios iniciou-se por volta de 1200 a.C. Destruíram a civilização creto-micênica, provocando a dispersão de parte de sua população para o interior e para as ilhas do mar Egeu e para a costa da Ásia Menor. Esse episódio é conhecido como a Primeira Diáspora.
Depois do esplendor da civilização creto-micênica, a Grécia sofreu um processo de regressão. Várias cidades foram saqueadas, a escrita caiu em desuso e a economia passou a ser de subsistência. Socialmente, os gregos voltaram a viver em grandes famílias, os genos.

Fonte: Caderno do Futuro. IBEP

0 Response to "Grécia – Resumo (Parte 01/10)"