"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A expansão marítimo-comercial européia - Resumo (Parte 04/06)


As navegações espanholas

Com a expulsão dos mouros de seu território, em 1492, a Espanha foi o segundo país europeu a adquirir condições de empreender o movimento de navegações, com o objetivo de chegar às Índias.
Nesse mesmo ano, o navegante genovês Cristóvão Colombo - que acreditava poder atingir o Oriente pelo Ocidente, dando a volta ao mundo -, teve seu plano aceito pelos reis católicos espanhóis Fernando e Isabel.
No dia 3 de agosto, Colombo partiu do porto de Palos com três caravelas: Santa Maria, Pinta e Niña. Em 12 de outubro, após viajar por mar aberto, a expedição desembarcou na ilha de Guanaani (atual São Salvador). Depois de alguns dias, Colombo atingiu a ilha de Cuba e pensou estar na ilha de Cipango, no Japão. Os espanhóis encontraram outras ilhas, como a do Haiti, à qual deram o nome de La Española.
Em março do ano seguinte, Colombo voltou à Espanha e foi recebido festivamente pelos reis. Realizou mais três viagens à América. Morreu em 1506, na cidade de Valladolid. Sempre acreditou que havia chegado a terras do continente asiático. Foi o geógrafo florentino Américo Vespúcio quem provou tratar-se de um novo continente. Por isso, em sua homenagem, este recebeu o nome de América.
Além da viagem que resultou no descobrimento da América, a Espanha realizou outras:
•1508 - Vicente YáÍiez Pinzón e Juan Diaz de Solís atingiram o México;
•1513 - Vasco Nunes Balboa descobriu o oceano Pacifico;
•1515 - Juan Diaz de Solís explorou o rio da Prata;
•1519 - Fernão de Magalhães, português a serviço da Espanha, deu inicio â primeira viagem de circunavegação. Assassinado por nativos nas Filipinas, sua expedição passou a ser comandada por Sebastião de Elcano, que completou a viagem.

0 Response to "A expansão marítimo-comercial européia - Resumo (Parte 04/06)"