"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O Brasil na Guerra (Parte 04/09)

Distintivo da FEB, 1944. (CPDOC/ CDA)

Força Expedicionária Brasileira (FEB)

Força militar enviada pelo Brasil à Europa para lutar ao lado dos Aliados, contra o Eixo, na Segunda Guerra Mundial. Foi constituída em agosto de 1943 e entregue ao comando do general-de-divisão João Batista Mascarenhas de Morais. Adotou como emblema uma cobra fumando, em alusão àqueles que diziam que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil participar da guerra.
Durante a fase de estruturação da FEB, diversos oficiais brasileiros foram enviados aos Estados Unidos para se familiarizar com os métodos militares norte-americanos. No final de 1943, foi decidido que o destino do corpo expedicionário brasileiro seria o teatro de operações do Mediterrâneo. O 1º Escalão da FEB, chefiado pelo general Zenóbio da Costa e composto de aproximadamente cinco mil homens, desembarcou na em julho de 1944. Em setembro, desembarcariam os 2º e 3º Escalões, comandados, respectivamente, pelos generais Osvaldo Cordeiro de Farias e Olímpio Falconière da Cunha. Até fevereiro de 1945 ainda chegariam à Itália mais dois escalões, além de um contingente da Força Aérea Brasileira (FAB) com cerca de quatrocentos homens, sob o comando do major-aviador Nero Moura. Ao todo, o Brasil enviou à Itália pouco mais de 25 mil homens.
As forças brasileiras integraram-se ao V Exército norte-americano, comandado pelo general Mark Clark, que por sua vez fazia parte do X Grupo de Exércitos Aliados. O objetivo maior dos Aliados na Itália naquele momento era manter o exército alemão sob pressão, de modo a não permitir que seus comandantes deslocassem tropas para a França, onde se preparava a ofensiva final das forças aliadas no ocidente.
As primeiras vitórias da FEB ocorreram já em setembro de 1944 com a ocupação de Massarosa, a tomada Camaiore e a queda de Monte Prano. No início de 1945, as tropas brasileiras.. participaram da conquista de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. Em 2 de maio cessaram as hostilidades na Itália com a capitulação do último corpo de exército alemão. Em 8 de maio a guerra acabou na Europa, com vitória dos Aliados e a rendição definitiva da Alemanha. A FEB deixou sepultados na Itália, no cemitério de Pistóia, 454 mortos.
Ao regressar ao Brasil., os pracinhas da FEB foram recepcionados com grande entusiasmo popular. A volta dos brasileiros que combateram na Itália sem dúvida precipitou a queda de Vargas e o fim do Estado Novo, inaugurando uma nova fase de redemocratização na história do país.

0 Response to "O Brasil na Guerra (Parte 04/09)"