"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O Primeiro Reinado – Resumo (Parte 01/05)


O Primeiro Reinado durou de 07 de setembro de 1822 até 07 de abril de 1831.
Na tarde de 07 de setembro de 1822, ao voltar de Santos para a cidade de São Paulo, o príncipe regente D. Pedro, às margens do riacho do Ipiranga, declarou o Brasil oficialmente desligado de Portugal. Em 1º de dezembro, na Capela Imperial, em uma cerimônia privada, sem a participação popular, D. Pedro I foi coroado. O Brasil livre tinha como regime político a monarquia constitucional.
A declaração de Independência não foi um ato isolado de D. Pedro. O Sete de Setembro representou a concretização das aspirações da camada dominante no Brasil, a aristocracia rural, formada pelos grandes proprietários de terras e de escravos, principalmente do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais.
A aristocracia rural desejava a independência, mas não apoiava transformações radicais, como a adoção do regime republicano e a abolição dos escravos. Assim, foi organizada a monarquia brasileira, garantindo os interesses da aristocracia: manutenção da unidade nacional, do escravismo e da grande propriedade. Esse regime perdurou até 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a República.
Para a maioria da população, afastada do processo político da independência, praticamente nada mudou. A economia brasileira permaneceu com as mesmas características do período colonial: produção essencialmente agrária, voltada para o mercado externo.

0 Response to "O Primeiro Reinado – Resumo (Parte 01/05)"