"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O Brasil na Guerra (Parte 02/09)

Manifestação contra o Eixo, 1942. Rio de Janeiro (RJ).
(CPDOC/ CDA Vargas)

União Nacional dos Estudantes (UNE)

Órgão máximo de representação dos estudantes universitários brasileiros, a UNE foi criada por decisão do II Congresso Nacional dos Estudantes, realizado em dezembro de 1938, em pleno Estado Novo, no Rio de Janeiro. Esse congresso contou com a presença de um representante do ministro da Educação, Gustavo Capanema, e de dezenas de delegados representando 80 centros acadêmicos de diversos pontos do país. Em 1942, pelo Decreto-Lei nº 4.080, o presidente Vargas institucionalizou a UNE como entidade representativa dos universitários brasileiros.
A primeira tarefa assumida pela UNE foi organizar o movimento estudantil em diretórios acadêmicos e em federações estaduais. Apesar de filiadas à UNE, essas entidades manteriam sua autonomia, podendo negar-se a adotar a linha política seguida pelo órgão central.
Já nos seus primeiros tempos de vida, a UNE engajou-se na campanha em prol da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados. Essa campanha, deflagrada num momento em que a corrente simpática ao Eixo ainda era bastante forte no interior do governo brasileiro, ganhou as ruas e teve grande influência na mobilização da opinião pública opinião pública. A UNE desempenhou também, nessa mesma época, papel importante na luta pela redemocratização do país.

0 Response to "O Brasil na Guerra (Parte 02/09)"