"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O Primeiro Reinado – Resumo (Parte 04/05)


A Confederação do Equador

Foi uma revolta ocorrida em Pernambuco contra o fechamento da Assembléia Constituinte e contra a destituição do governador de Pernambuco, Manuel Paes de Andrade, por D. Pedro I. Recebeu a adesão do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará. Adotaram a Constituição da Colômbia, que era liberal e republicana.
O coronel Francisco de Lima e Silva e Lorde Cochrane comandaram as tropas imperiais que sufocaram o movimento. Paes de Andrade conseguiu refugiar-se em um navio inglês, e Frei Caneca, um dos lideres do movimento, foi condenado à morte.

A Guerra da Cisplatina
Em 1825, Lavalleja e Rivera iniciaram uma guerra contra o Brasil, visando à independência da Província Cisplatina. Em 1828, o Brasil aceitou a independência da Cisplatina, que passou a se chamar República Oriental do Uruguai. Essa guerra provocou uma crise econômica no Brasil e aumentou o desprestígio do Imperador.

Questão de sucessão no trono de Portugal
Em 1826, morreu D. João VI, e D. Pedro I foi nomeado seu sucessor. Porém, ele abdicou em favor de sua filha, Dona Maria da Glória. D. Miguel, irmão mais novo de D. Pedro I, iniciou uma luta em Portugal com a finalidade de tomar a Coroa.
D. Pedro I passou a enviar dinheiro brasileiro para financiar a luta contra D. Miguel, o que descontentou os brasileiros.

0 Response to "O Primeiro Reinado – Resumo (Parte 04/05)"