"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Queda de Vargas e o fim do Estado Novo (Parte 04/06)

Sérgio Milliet discursa no Congresso Brasileiro de Escritores, 1945.
São Paulo (SP). (CPDOC/ CDA Vargas)

I Congresso Brasileiro de Escritores

Em 1942, por iniciativa de escritores contrários à falta de liberdade de expressão imposta pelo Estado Novo, foi fundada no Rio de Janeiro a Associação Brasileira de Escritores. Entre seus fundadores incluíam-se Otávio Tarquínio de Sousa (presidente), Sérgio Buarque de Holanda, Astrojildo Pereira, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Sérgio Milliet, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Érico Veríssimo.
Em 1944, incentivada por Jorge Amado, Aníbal Machado, Oswald de Andrade e outros, a associação resolveu realizar um congresso. No dia 22 de janeiro de 1945, reuniu-se assim no Teatro Municipal de São Paulo o I Congresso Nacional de Escritores. A reunião foi uma manifestação de oposição ao governo Vargas, contribuindo para aprofundar a crise do regime.
Participaram do I Congresso Brasileiro de Escritores nomes expressivos da intelectualidade do país, além de convidados estrangeiros. A mesa diretora era composta, entre outros, por Aníbal Machado (presidente), Sérgio Milliet, Dionélio Machado, Murilo Rubião e Jorge Amado. Durante o encontro foi redigido um manifesto exigindo a legalidade democrática como garantia da completa liberdade de pensamento, e a instalação de um governo eleito pelo povo mediante sufrágio universal direto e secreto.

0 Response to "Queda de Vargas e o fim do Estado Novo (Parte 04/06)"