"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

As Reformas Religiosas – Resumo (Parte 08/08)

Papa Paulo III

A Reforma Católica

O êxito das oposições reformistas deu origem a uma decidida reação da Igreja Católica, que se lançou a combatê-las com a finalidade de destruí-las e de impedir que pudessem prosperar novas correntes consideradas heréticas. Essa reação da Igreja é conhecida como Contra-Reforma ou Reforma Católica.
No século XVI, com o avanço do protestantismo, a Igreja Católica apressou sua reforma, e nesse movimento destacaram-se os chamados papas reformistas: Paulo III, Paulo IV, Pio V e Sisto V.
Em 1545, o papa Paulo III convocou o Concílio de Trento, que:
• reafirmou que a salvação depende da fé e das ações da pessoa;
• impôs que a interpretação da Bíblia deveria ser feita pela Igreja;
• manteve os sete sacramentos, o celibato clerical, a indissolubilidade do matrimônio e o culto aos santos;
• criou os seminários, para melhor formar os sacerdotes;
• determinou a publicação de um resumo da doutrina cristã: o catecismo.
Outras medidas ordenadas pela Igreja foram a elaboração do Índex, catálogo dos livros proibidos aos católicos, e o restabelecimento dos tribunais da Inquisição, cuja finalidade era reprimir as heresias. Porém, eles acabaram se tornando um órgão de repressão, que combatia a liberdade individual. As pessoas acusadas eram sujeitas a tortura para confessar sua culpa.
Para o sucesso da Reforma Católica, foi de grande importância a participação dos padres jesuítas.
A Companhia de Jesus, ou Ordem dos Jesuítas, foi fundada em 1534, por Inácio de Loyola. Depois de haver deixado a carreira militar e de ter feito vários estudos religiosos, Inácio de Loyola fundou uma ordem religiosa com rígida organização e disciplina e se dispôs a servir ao papado. Em 1540, a Companhia de Jesus foi oficializada pelo papa Paulo III.
Os jesuítas atuaram no setor educacional, destacaram-se na luta contra o protestantismo e dedicaram-se à conversão de grande parte dos povos indígenas do continente americano, na época recentemente descoberto, ao catolicismo.

1 Response to "As Reformas Religiosas – Resumo (Parte 08/08)"

  1. Unknown says:
    5 de dezembro de 2016 às 20:00

    Muito bom... Fácil achar as respostas.