"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Os conflitos no Oriente Médio e a crise do socialismo – Resumo (Parte 07/07)

Blocos econômicos mundiais

Novos rumos da economia

Com o fim da União Soviética, os princípios do liberalismo ganharam mais força: a defesa da economia de mercado e a condenação de qualquer intervenção do Estado. Esta posição fez aumentar a competição econômica entre países e empresas e possibilitou a formação de blocos econômicos.
Atualmente, há uma tendência de unificação dos mercados, com a retirada do protecionismo alfandegário, facilitando a circulação de produtos e capitais. Nessa nova ordem, surgiram novos pólos de industrialização, como o Japão.
O século XXI inicia-se marcado pela chamada Globalização, que significa a internacionalização da economia, impulsionada pela expansão do capital. Caracterizam essa nova realidade a aceleração das transações econômicas e da circulação de capitais; a liberdade de circulação de bens; a expansão dos fluxos de informações; a crescente difusão de valores políticos e morais; a ampliação do conhecimento e do saber.
Entretanto, nem todos os países são atingidos por esse processo. Muitos povos e etnias têm sido deixados de fora da Globalização. Enquanto ocorre o enriquecimento dos países desenvolvidos, nos países mais pobres assiste-se a um aumento da dívida externa, o que aprofunda a crise econômica, o desemprego e a exclusão social. A ideologia neoliberal marca a Globalização.

0 Response to "Os conflitos no Oriente Médio e a crise do socialismo – Resumo (Parte 07/07)"