"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Alta Idade Média (Parte 01/10)


IMPÉRIO BIZANTINO

Devido à crise geral na cidade de Roma que se refletiu por todo o Império entre os séculos III e V o Imperador Constantino construiu uma nova capital para o Império Romano na região de uma antiga colônia grega chamada Bizas, no estreito de Bósforo.
A nova capital foi inaugurada no ano de 330 e foi batizada de Constantinopla (cidade de Constantino).
A origem do Império Bizantino deu-se no ano de 395 quando o Imperador Teodósio decretou a divisão do Império Romano, subdividindo-o em Império Romano do Ocidente com capital em Roma e, Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla. No século V, a parte oriental já se denominava Império Bizantino.
A Civilização Bizantina deu continuidade à romana, pois resistiu às invasões bárbaras durante toda a Idade Média, até 1453, quando, finalmente, Constantinopla caiu sob os ataques dos turcos otomanos, tornando-se capital do Império Turco, atual Istambul, capital da Turquia.

JUSTINIANO

Houveram muitos imperadores na história bizantina, porém Justiniano e sua imperatriz Teodora destacam-se pela grandeza de seu reinado.Justiniano reinou de 527 a 565.
Seu principal objetivo era restaurar a unidade do Império Romano, perdida com as invasões na parte ocidental. Recuperou os territórios do Norte da África dos vândalos, o sul da Península Ibéria dos visigodos e a Península Itálica dos ostrogodos. Apesar do sucesso obtido nesse intento, ele se revelou efêmero, pois as reconquistas eram precárias.
Para manter seus imensos gastos com as guerras, Justiniano aumentou muito os impostos estabelecendo uma verdadeira tirania tributária que levou a uma grande revolta popular (sedição de Nika) em Constantinopla, que pedia a abdicação do Imperador e resultou num massacre com milhares de mortes em 532. Sua vitória nesse episódio favoreceu a centralização e o absolutismo imperial.
Justiniano lutou contra o paganismo, pela propagação do Cristianismo e decretou o fechamento da Academia Platônica.

O CORPUS JURIS CIVILIS

Justiniano é mais conhecido por ter sido responsável pela reorganização do Código de Direito Romano, o notável Corpus Juris Civilis, que ainda hoje se compõe enquanto base do direito ocidental. Essa obra subdivide-se em:
• Código: Reúne as leis da época de Adriano até Justiniano.
• Digesto ou Pandectas: Trata da jurisprudência romana, ou seja, da organização, interpretação e comentários dos juristas romanos sobre as leis romanas.
• Institutas: Destinada aos estudantes, resumia o Corpo de Direito Romano em seus elementos básicos.
• Novelas ou Autênticas: É o grupo de novas leis feitas pelo imperador Justiniano.

0 Response to "Alta Idade Média (Parte 01/10)"