"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O mundo da Guerra Fria – Resumo (Parte 02/04)


As duas potências: os Estados Unidos

Em 1947, o presidente norte-americano Harry Truman fez um discurso no Congresso no qual anunciou diretrizes para a política externa. Esse seu pronunciamento ficou conhecido como Doutrina Truman, a qual afirmava que devido à expansão do comunismo na Europa, era preciso uma política de auxilio a qualquer país que tivesse a sua integridade ameaçada, tanto interna quanto externamente.
Ainda no mesmo ano, seguindo as linhas estabelecidas pela Doutrina Truman, o Secretário de Estado norte-americano, George C. Marshall, lançou um novo programa econômico, conhecido como Plano Marshall, prometendo ajuda financeira, militar e técnica aos países da Europa Ocidental arrasados pela guerra, inclusive à Alemanha e à Itália. Posteriormente, o auxílio dos Estados Unidos foi dirigido para os países que conseguiram sua independência.
O Japão, a China nacionalista e alguns Estados da África também foram beneficiados com a ajuda norte-americana.
Em 1949, com o objetivo de proteger a Europa Ocidental da expansão comunista, foi organizada uma aliança militar, a OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte. Sob a liderança dos Estados Unidos, era formada pelo Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Islândia, Portugal e Itália. A Grécia e a Turquia entraram para a organização em 1952 e, posteriormente, a Alemanha Ocidental.

0 Response to "O mundo da Guerra Fria – Resumo (Parte 02/04)"