"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Alta Idade Média (Parte 05/10)

lua do islamismo

CIVILIZAÇÃO ÁRABE - O ISLÃ

O Contexto Geográfico

A denominação árabe se deve ao fato desse povo ter se desenvolvido na Península Arábica. Região desértica de clima quente e seco pontilhada por alguns oásis no interior e refrescada na região costeira pelos ventos e brisas que sopram do Golfo Pérsico a leste, do Mar vermelho a oeste e do Oceano Índico ao sul.
As principais cidades, Meca e Iatreb, situam-se na faixa fértil próxima ao Mar Vermelho, conhecida como Arábia feliz. Esses centros urbanos sempre tiveram como principal atividade o comércio e, no caso de Meca, um centro de peregrinação religiosa.

A Arábia Pré-Islâmica

Os árabes são de origem semita e habitam essa região desde tempos muito remotos. Até o século VII d.C. os árabes dividiam-se em dois grupos principais: os beduínos, nômades e semi-nômades organizando-se em tribos lideradas pelos Xeques (Chaikh), essas tribos estavam permanentemente em guerra entre si pelo controle dos escassos oásis do deserto. A religião era muito primitiva, temiam os demônios e adoravam pedras sagradas.
Nas franjas férteis da Arábia desenvolveu-se uma cultura mais estruturada e sedentária. A principal atividade era o comércio, e alguns comerciantes enriquecidos formaram uma verdadeira aristocracia comercial pertencente a tribo Koraich na cidade de Meca.
Apesar de haver uma língua árabe comum e um leve sentimento de unidade e parentesco, as rivalidades intertribais e o politeísmo dificultaram durante séculos a unificação política e administrativa.

0 Response to "Alta Idade Média (Parte 05/10)"