Alta Idade Média (Parte 02/10)
Igreja de Santa Sofia
ARTE BIZANTINA
A arte bizantina marca o início de um estilo tipicamente medieval que rompeu com os padrões estéticos clássicos. Isso é facilmente notado no hieratismo, decorativismo e cerimonialismo cristãos marcantes. Utilizou-se de grande variedade de materiais e não economizou nos detalhes.
Na arquitetura destacou-se a construção de igrejas, com especial atenção à Igreja de Santa Sofia construída por Justiniano em Constantinopla, um dos melhores exemplos da arquitetura medieval. Outra construção importante é a Igreja de São Vital em Ravena na Itália, construída durante a dominação bizantina na região.
As igrejas bizantinas eram construídas com planta em forma de cruz com braços iguais (cruz grega) e trazem grandes cúpulas.
Na decoração os bizantinos representavam os imperadores ou cenas religiosas em mosaicos feitos de pequenas pedras ricamente detalhados e coloridos. Os mosaicos evoluíram do simbolismo para um estilo histórico e realista, que tendia a individualizar as características físicas dos personagens, as cenas se tornaram mais vivas e narrativas. Nas colunas e capitéis o mármore colorido era utilizado.
Os ícones foram uma expressão artística tipicamente bizantina, pois se ligava totalmente a religião oficial. O artista tinha de estar em jejum e em permanente oração para conseguir transmitir um sentido de religiosidade à obra de arte. Destacam-se os ícones representando Jesus Cristo e a virgem Maria.
0 Response to "Alta Idade Média (Parte 02/10)"
Postar um comentário