"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

A Revolta de Felipe dos Santos

Extrato do mapa de 1766, feito por Cláudio Manuel da Costa,
mostrando Vila Rica e seus arredores, palco dos acontecimentos da Revolta.

Revolta ocorrida na região das Minas Gerais contra as leis e impostos cobrados por Portugal sobre as regiões mineradoras.
A Revolta de Felipe dos Santos, também é conhecida como Revolta de Vila Rica.
Com o inicio da extração das Minas de Ouro do Brasil, Portugal criou órgãos responsáveis pelas leis a serem respeitadas nas regiões auríferas. Um desses órgãos foi a Intendências das Minas.
Era proibido a circulação de ouro em pó ou em pedras. Quem fosse pego comercializando com ouro deste tipo sofreria punições previstas por lei. Devida a estas medidas o comércio na região mineira foi profundamente afetado.
Em 1717 chega ao Brasil o Português Pedro Miguel de Almeida, O Conde de Assumar, nomeado governador das Minas do Brasil. Para combater o contrabando e sonegação de ouro, Assumar aperfeiçoou o sistema de cobrança de tributos ao criar as Casas de Fundição.
Todo ouro extraído deveria ser levado imediatamente a essas casas onde seria retirado para o governo 20% do mineral (conhecido como o quinto real). O restante do ouro seria transformado em barras seladas com o brasão real português e só depois entregue ao minerador.
Foram instaladas 04 (quatro) casas de fundição que foram situadas em Vila Rica, Nossa Senhora de Conceição do Carmo, São João do Rei e Vila do Príncipe.
Os mineradores tinham que percorrer longas distâncias até chegarem às casas de fundição e muitas vezes eram roubados por ladrões.
Revoltados com a cobrança de impostos, cerca de 2 mil mineradores se rebelaram em 1 de Julho de 1720. Na rebelião que ficou conhecida como Revolta de Vila Rica, Filipe dos Santos, rico tropeiro, passou a ser a voz do movimento e foi visto como principal líder.
O Exército de mineradores saiu de Vila Rica em direção a Vila de Nossa Senhora de Conceição do Carmo, sede do governo minerador. Felipe dos Santos em nome do movimento exigiu a extinção das Casas de Fundição e o fim da cobrança dos altos impostos, almejando ainda a Independência da região mineradora.
O Conde Assumar amedrontado com o grande número de mineradores fingiu acatar as reivindicações pedidas por eles. Com o passar de alguns dias, já acalmado os ânimos e com a dissipação dos rebeldes, Assumar inicia repreensão ao movimento.
O Exército Português saiu às ruas a caça dos lideres da revolta. Os que foram capturados desfilaram acorrentados pelas ruas da cidade e levados ao cárcere de Portugal.
A Felipe dos Santos foi reservado penosa sentença. No dia 16 de Julho do mesmo ano numa cerimônia feita em Praça Pública, Felipe dos Santos foi enforcado e depois teve seu corpo arrastado pelas ruas e em seguida esquartejado com suas partes exposto nos principais pontos da cidade.
Pelo fato de Felipe dos Santos ter se tornado mártir do movimento, a Revolta de Vila Rica ficou também conhecida como a Revolta de Felipe dos Santos.
As autoridades portuguesas queriam com isso intimidar a população. Queria que a pena aplicada a Felipe dos Santos servisse de exemplo a qualquer um que conspirasse contra o Governo.
Após contornar a situação Portugal decidiu separar a Capitania das Minas em duas, visando melhorar a administração. Foram criadas a Capitania de São Paulo e a Capitania das Minas Gerais.

0 Response to "A Revolta de Felipe dos Santos"