"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Alta Idade Média (Parte 09/10)


O REINO FRANCO

Desde a decadência do Império Romano os francos já estavam se assimilando aos romanos, pois eram os maiores fornecedores de mercenários para os exércitos imperiais. Assim, já no século V tinham se adaptado à civilização romana.
Os francos se estabeleceram na região do atual norte da França no início do século V, liderados por um chefe guerreiro chamado Meroveu. Seu neto, Clóvis, tornou-se chefe dos francos sálios em 481 fundando a dinastia Merovíngea e converteu-se ao cristianismo quinze anos depois. Esse fato foi decisivo para a consolidação de uma longa e frutífera aliança entre a Igreja e os Francos.
Através de guerras de conquista Clóvis conseguiu unir as tribos dos francos sálios e ripuários. Quando morreu em 511 já estava estabelecida a capital em Paris. Seus sucessores conquistaram toda a Gália e uma parte da Germânia até 550. Esta expansão favoreceu a formação do Regnum Francorum (Reino Franco).
Por volta de 639 os reis merovíngeos se enfraqueceram (“reis indolentes”) e delegaram a autoridade para nobres (Prefeitos do Paço ou mordomos do palácio) que passaram a se encarregar de funções antes privativas do rei. A autoridade dos prefeitos tornou-se hereditária e cada vez mais forte.
O grande guerreiro Carlos Martel, foi um prefeito que se destacou por ter debelado rebeliões internas e detido os mouros em 732, na célebre Batalha de Poitiers. Esse feito deu a Martel a alcunha de salvador da Igreja e da cristandade, obtendo grande respeito junto ao Papado. Ainda assim, Martel não tornou-se monarca. Não obstante, seu filho, Pepino, o Breve não hesitou, tomou para si a coroa e iniciou a dinastia Carolíngea em 751. Pepino renovou a aliança com a Igreja quando derrotou os lombardos no exarcado de Revena e doou aquelas terras à Igreja. Isso deu origem ao Patrimônio de São Pedro ou Estado Pontifício do qual ainda resta o Vaticano. O Papa Estevão II o ungiu Rei pela graça de Deus em 754.

0 Response to "Alta Idade Média (Parte 09/10)"