"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Alta Idade Média (Parte 04/10)

As diferenças de fé e autoridade levaram à separação das Igrejas: Ocidental e Oriental

O CISMA DO ORIENTE (1054)

As heresias bizantinas provocaram uma paulatina ruptura entre as Igrejas cristãs do Oriente e do Ocidente, finalmente aconteceu em 1054, quando o patriarca bizantino excomungou o Papa romano e vice-versa. Esse episódio passou para a história como Cisma do Oriente.
Desde então na Europa (Ocidente) a Igreja passou a denominar-se Católica Apostólica Romana, com sede em Roma e liderada pelo Papa, enquanto a Igreja Bizantina passou a denominar-se Ortodoxa, liderada pelo Patriarca de Constantinopla.

DECADÊNCIA

O Império Bizantino resistiu durante muito tempo às invasões de estrangeiros, mas no século VIII os árabes conquistaram amplos territórios bizantinos na África e no Oriente Médio.
Os cristãos da Quarta Cruzada (1202-1204) promoveram um grande saque em Constantinopla. Lá fundaram o reino latino do Oriente que durou até 1261, nesse intervalo de tempo a capital bizantina transferiu-se para Nicéia.
As investidas mais sérias contra Bizâncio foram feitas pelos turcos otomanos. Durante o século XIV tomaram toda a Ásia Menor e os Bálcãs, reduzindo os bizantinos praticamente a cidade de Constantinopla, que ainda teve fôlego para resistir até 1453 ao assédio turco, quando por fim foi invadida pelo sultão Maomé II, tornando-se capital do Império Otomano sob o nome de Istambul.

0 Response to "Alta Idade Média (Parte 04/10)"