"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Alta Idade Média (Parte 07/10)


A Expansão Islâmica

Maomé foi sucedido no comando dos muçulmanos pelos califas (sucessores do profeta). Os primeiros ficaram conhecidos como califas piedosos ou ortodoxos. Abu-Bekr foi o primeiro e governou entre 632 e 634, sucedeu-o Omar (634-644).
Entre 644 e 656 governou Othmam e Alí entre 656 e 660. Este último era casado com Fátima, filha de Maomé, reivindicando a ascendência sobre os muçulmanos pelo seu parentesco com o profeta. Isso deu origem à facção dos xiitas que pregavam a chefia dos muçulmanos aos descendentes de Maomé. Contra os xiitas estavam os caradjitas que consideravam todos os muçulmanos iguais e com capacidade para governar.

A Dinastia dos Omíadas (660 – 750)

A ascensão dos califas Omíadas em 660 trouxe estabilidade ao Império Islâmico. Tomaram como capital a cidade de Damasco na atual Síria, afastando-se dos atritos políticos de Meca.
Sob os omíadas houve uma grande expansão territorial e vasta propagação do Islamismo pelo Oriente Médio e África (Palestina, Mesopotâmia, Pérsia, Egito e Norte da África).
O Islão se alastrou até a Europa, quando, em 711, Gibral Tarik atravessou o estreito que ainda hoje trás o seu nome, atingindo a Península Ibérica (Espanha e Portugal).
Os muçulmanos só foram detidos em 732, na Batalha de Poitiers (França), por Carlos Martel, chefe dos exércitos do Reino Franco.
A conversão dos povos conquistados foi planejada pelos líderes árabes, por meio de facilidades fiscais aos que se convertessem em fiéis seguidores de Alá. Quem recusasse tinha de pagar mais impostos para os conquistadores árabes.

A Dinastia dos Abássidas

Em 750, iniciou-se a nova dinastia de origem persa: os Abássidas.
Os califas abássidas fundaram nova capital em Bagdá e transformaram o Império Islâmico numa teocracia, desenvolvendo uma poderosa burocracia estatal. O comércio entre o Extremo Oriente (China e Índia) e o Ocidente (mediterrâneo) foi bastante incentivado.
O apogeu abássida ocorreu com Harum al-Rashid (786-809). Este califa teve contatos diplomáticos com Carlos Magno, grande imperador europeu do período.
O Império Islâmico foi extremamente vasto, abrangendo desde a península Ibérica até as margens do Indo. Surgiram interesses internos contraditórios à autoridade central o que levou à ruptura da unidade imperial.
Em 788 os Idríssidas tomaram o poder no Marrocos, e em 909 o Egito foi tomado pelos Fatimidas. A partir do século XI os turcos seudjúcidas se tornaram uma permanente ameaça. Finalmente o Império Islâmico deu lugar ao Império Turco.

0 Response to "Alta Idade Média (Parte 07/10)"