"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Alta Idade Média (Parte 08/10)

escrita caligráfica árabe

A Cultura Árabe

Como comerciantes os árabes entraram em contato com várias culturas do Oriente e do Ocidente. Dessa forma assimilaram influências de persas, hindus, chineses, bizantinos, africanos e europeus. Esse sincretismo resultou numa cultura extremamente original e sofisticada.
O campo mais desenvolvido foi a arquitetura, pois o Corão proíbe a representação de imagens humanas. Foram grandes construtores de mesquitas e palácios, que se destacam pela beleza e imponência de seus minaretes, arcos em ferradura e cúpulas.
As construções eram ricamente decoradas com ornamentos em motivos geométricos, florais e letras estilizadas com trechos do Alcorão (arabescos).
A literatura ganhou destaque no governo de Harum al-Rashid, em Bagdá. Nesse período foi escrita “As mil e uma noites”, conjunto de contos, aventuras e fábulas reunidos em vários volumes. Na poesia destacou-se Omar Khaiam com a obra “Rubayat”.
Ibn-Kaldum destaca-se como historiador e Averróis como filósofo. Este último traduziu e comentou Aristóteles, contribuindo para preservar a filosofia grega.

A Ciência

A matemática foi um dos campos mais desenvolvidos; contribuíram com a geometria, a trigonometria, a álgebra e os números arábicos que facilitaram os cálculos.
Na física, fundamentaram a óptica com várias experiências sobre as propriedades da luz.
A busca do elixir da longa vida e da pedra filosofal favoreceu o desenvolvimento da química. Criaram processos de filtragem, destilação e sublimação. Faziam aguarrás, álcool, salitre, nitrato de prata, carbonato de sódio, ácido sulfúrico e nítrico.
Avicena destacou-se na medicina, escreveu o Canon que foi muito lido na Europa medieval e moderna. Eram excelentes cirurgiões e anatomistas. Descobriram o contágio da tuberculose e diagnosticaram o sarampo.
Desenvolveram técnicas de irrigação e difundiram produtos como o café e a cana de açúcar, assim como novas técnicas: a pólvora, a bússola, o papel e o astrolábio.

Os Árabes no Mundo Moderno

O Império Islâmico foi o maior do período medieval, mas entrou em decadência com as invasões turcas e as investidas da reconquista empreendidas pelos reis católicos da Espanha e Portugal em fins da Idade Média.
Na Idade Moderna o mundo muçulmano do Oriente Médio sofreu uma certo isolamento devido ao avanço colonialista europeu pelo mundo.
Na medida em que Europa despontava como a grande senhora do planeta no século XIX, e o petróleo passou a ser a principal fonte de energia da humanidade no século XX, britânicos, franceses, alemães, italianos e americanos passaram a exercer seu imperialismo direto ou indireto na região mais rica em petróleo do mundo.

0 Response to "Alta Idade Média (Parte 08/10)"