"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Pedro Abelardo


Pedro Abelardo (1079-1142). Filósofo medieval francês destacou-se, sobretudo nos campos da lógica e da teologia. É autor de diversos tratados de lógica, dentre os quais a Dialectiva e a Lógica " ingredientihus ", de grande influência em sua época.
Escreveu também obras de teologia como o Sic et non (Pró e contra), em que sistematiza uma série de controvérsias religiosas na forma característica do método escolástico, e a Introdução à teologia, depois condenada pela Igreja. Em relação ao problema dos universais, manteve uma posição conhecida como conceitualismo. Foi discípulo de Roscelino, um dos principais defensores do nominalismo nesse período, e de Guilherme de Champeaux, defensor do realismo, contra o qual polemizou posteriormente.
Para Abelardo, os universais são conceitos, "concepções do espírito", realidades mentais que dão significado aos termos gerais que designam propriedades de classes de objetos. É importante também a contribuição de Abelardo à lógica e à teoria da linguagem — a ciência sermocinalis — sobretudo quanto à sua discussão da noção de significado; bem como à ética, considera a intenção do agente fundamental na avaliação de um ato como bom ou mau.
Abelardo foi uma personalidade controvertida, que se envolveu em inúmeras polêmicas durante sua vida, as quais narrou em sua História de minhas calamidades, sendo célebres suas desventuras amorosas com Heloísa.

Fonte: Dicionário Básico de Filosofia de Hilton Japiassú e Danilo Marcondes.

0 Response to "Pedro Abelardo"