"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O mundo da Guerra Fria – Resumo (Parte 04/04)


O bloqueio de Berlim

Após a Segunda Guerra, em 1945, a Alemanha, derrotada, foi dividida em quatro zonas de ocupação: soviética, britânica, norte-americana e francesa.
Berlim, a antiga capital alemã, localizada na zona de ocupação soviética, também estava dividida: a parte ocidental, que correspondia a três quartos da cidade, estava nas mãos dos britânicos, franceses e norte-americanos.
Em 1948, Stálin determinou o bloqueio de Berlim Ocidental, para tentar integrá-la ao lado oriental. Porém, esse setor da cidade recebeu apoio e abastecimento, principalmente dos norte-americanos. Após quase um ano, os soviéticos suspenderam o bloqueio.
No ano de 1949, a Crise de Berlim, como passou a ser conhecida essa questão, resultou na divisão da Alemanha em dois países:
• República Federal da Alemanha, com capital em Bonn, sob o controle norte-americano;
• República Democrática Alemã, com capital em Berlim Oriental, sob o controle soviético.
Para separar fisicamente a cidade e evitar que refugiados passassem de Berlim Oriental para a parte ocidental, em 1961 Nikita Krushev ordenou a construção do Muro de Berlim, separando centenas de famílias. Esse muro foi considerado um dos principais símbolos da Guerra Fria.

0 Response to "O mundo da Guerra Fria – Resumo (Parte 04/04)"