"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Alta Idade Média (Parte 06/10)


O Profeta Maomé

Nascido em 570 d.C., Maomé era condutor de caravanas de mercadorias na região do Oriente Médio. Em suas viagens teve contato com as religiões monoteístas dos judeus e dos cristãos que muito o influenciaram.
Por volta de 610 d.c., Maomé, “O Profeta”, deu início a pregação de uma nova religião monoteista na região de Meca, o Islamismo.

A Hégira

Meca era o ponto de convergência comercial e religioso dos povos árabes. Milhares de fiéis se dirigiam para lá o ano todo em peregrinação à Caaba, templo para adorar suas centenas de deuses. Os coraixitas, elite politeísta, dominavam Meca, pois tinham muitas vantagens pelo fato de serem os guardiões da Caaba.
Maomé foi perseguido e suas idéias religiosas reprimidas em Meca, isto forçou-o a retirar-se da cidade e partir em direção a Iatreb em 622 d. C., esse episódio marca o início da história islâmica e recebeu o nome de Hégira.
O refúgio de Maomé em Iatreb valeu a mudança do nome desta cidade para Medina (cidade do Profeta). Em Medina, Maomé organizou um exército islâmico com o objetivo de conquistar Meca, empreendendo uma guerra santa (djihad), através da qual se impôs entre os árabes a fé em Ala, o Deus único.
A unificação religiosa correspondeu a unificação política dos árabes. Houve, então, a formação do Império Islâmico.
Islão, na língua árabe, significa submissão a Alá. O Alcorão ou Corão, o livro sagrado do Islamismo, se configura num código jurídico e moral. A rápida difusão do islamismo se deve à simplicidade de seus ensinamentos.
Os que professam o islamismo são denominados muçulmanos, islamitas ou maometanos. Estes devem observar alguns preceitos religiosos: fé em Alá e na missão de Maomé, a oração cinco vezes ao dia, jejum durante o mês do Ramadã, dar esmola e peregrinação ao menos uma vez à Meca.
Além das obrigações religiosas o Corão proíbe a carne de porco, as bebidas alcoólica, os jogos de azar, o roubo, o homicídio e a representação da figura humana. A poligamia é permitida desde que o homem tenha condição de sustentar todas as esposas.

0 Response to "Alta Idade Média (Parte 06/10)"