"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

América Latina: Conflitos no Século XX – Resumo (Parte 02/05)

Pancho Villa e Emiliano Zapata

Revolução Mexicana

O México viveu uma longa ditadura com Porfírio Diaz, iniciada em 1876 e que se prolongou até 1911.
Em 1910, estourou uma revolução liderada por Francisco Madero, grande proprietário de terras, que conclamou o povo a lutar contra o regime ditatorial. Os camponeses, liderados por Emiliano Zapata e Pancho Villa, aderiram ao movimento, e Porfirio Diaz foi deposto e expulso do país.
Madero conseguiu eleger-se presidente da República, mas sofreu forte oposição dos latifundiários, das forças conservadoras do exército e da Igreja, todos apoiados pelos Estados Unidos. Os camponeses revoltaram-se porque o novo presidente era contrário à reforma agrária. Madero acabou sendo assassinado, e a revolução civil recomeçou. O governo norte-americano enviou tropas para combater Zapata e VilIa.
Em 1917, foi promulgada nova Constituição, segundo a qual a influência da Igreja ficou limitada e o governo tinha o poder de confiscar terras para fazer a reforma agrária. Apesar disso, os camponeses continuaram lutando para conseguir suas terras de volta. Zapata e VilIa foram assassinados, e a guerra civil chegou ao fim.

0 Response to "América Latina: Conflitos no Século XX – Resumo (Parte 02/05)"