"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Ásia: conflitos no século XX – Resumo (Parte 05/06)


Guerra da Coréia

A Coréia havia sido anexada pelo Japão no inicio do século XX. Ao final da Segunda Guerra, com a derrota dos japoneses, a Coréia foi libertada pelos aliados e dividida em duas zonas de ocupação por uma linha demarcatória, conhecida como paralelo 38. O setor sul ficou sob o controle dos norte-americanos, e o setor norte, dos soviéticos.
Em 1948, a Coréia foi fragmentada em duas nações: ao sul, a República da Coréia (Coréia do Sul) e, ao norte, a República Popular Democrática da Coréia (Coréia do Norte).
As tropas norte-americanas e soviéticas abandonaram a região, mas, logo em seguida, incidentes começaram a ocorrer ao longo do paralelo 38, porque os governos das novas nações queriam reunificar o país, mantendo-o sob seu controle.
Em junho de 1950, as tropas da Coréia do Norte invadiram, de surpresa, a Coréia do Sul, provocando imediata reação dos Estados Unidos, que enviaram tropas para a Coréia do Sul.
Em outubro do mesmo ano, a China socialista envolveu-se na guerra, apoiando a Coréia do Norte. Apenas em junho de 1953 o conflito terminou, com o estabelecimento de um acordo de paz que também ratificou definitivamente a divisão da Coréia.
Enquanto a Coréia do Norte continuou aliada da União Soviética e da China, a Coréia do Sul transformou-se em ponto de interesse dos Estados Unidos no continente asiático, onde esse país aplicou capitais e criou uma infra-estrutura industrial.

0 Response to "Ásia: conflitos no século XX – Resumo (Parte 05/06)"