"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

O processo de descolonização da África e a Ásia – Resumo (Parte 03/05)


Descolonização da África

Na metade da década de 50, quando se iniciou o processo de descolonização, apenas eram independentes a Etiópia, a Libéria e a África do Sul. O primeiro pais a conquistar a independência foi a Costa do Ouro, colônia inglesa, que passou a se chamar Gana (1957). A independência política da África não foi suficiente para acabar com a fome e os conflitos étnicos no continente.

A independência da Argélia

Na primeira década do século XIX, a Argélia, um pais muçulmano localizado na África do Norte, foi conquistada pela França.
Em 1954, formou-se a Frente de Libertação Nacional (FLN), que iniciou a guerra da independência.
Em 1958, o general De Gaullie assumiu o governo da França e começou a negociar a independência da Argélia. Em março de 1962, a independência foi reconhecida e proclamada a República Democrática da Argélia.

A guerra do Congo

O Congo, localizado na porção central do continente africano, foi ocupado pelos belgas no século XIX. Na década de 50, projetou-se o líder nacionalista Patrice Lumumba, que passou a Lutar pela libertação, desencadeando agressivas manifestações populares. Em 1960, muitos belgas abandonaram a região e a Bélgica concedeu independência ao Congo. Em 1971, o nome do pais foi mudado para Zaire.

0 Response to "O processo de descolonização da África e a Ásia – Resumo (Parte 03/05)"