"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Ásia: conflitos no século XX – Resumo (Parte 06/06)


Guerra do Vietnã

A região da Indochina, formada pelo Laos, Camboja e Vietnã, foi, desde 1860, domínio da França e, durante a Segunda Guerra, foi ocupada pelos japoneses. Em 1945, terminado o conflito mundial e com a rendição do Japão, o líder nacionalista Ho Chi Minh proclamou a independência do Vietnã e, progressivamente, foi vencendo os franceses.
Em 1954, o governo francês, para tentar restabelecer a paz, convocou a Conferência de Genebra, que decidiu a divisão do Vietnã, ao longo do paralelo 17, em Vietnã do Norte (comunista), com capital em Hanói e governado por Ho Chi Minh, e Vietnã do Sul (capitalista), com capital em Saigon, governado por Bao-Dai. Essa divisão seria temporária, sendo prevista a reunificação do país em 1956, com a realização de eleições.
O governo do Vietnã do Sul opôs-se às eleições e o presidente norte-americano Eisenhower apoiou a decisão. Contando com o apoio do Vietnã do Norte, sul-vietnamitas contrários a essa situação formaram um grupo guerrilheiro, o Vietcong. Teve inicio uma luta que durou mais de 15 anos.
Os Estados Unidos enviaram mais de 500 mil soldados para o Vietnã do Sul. Entretanto, a pressão da opinião pública nacional e internacional levou, em 1968, à realização de convenções de paz entre os Estados Unidos e o Vietnã do Norte. Em janeiro de 1973, foi estabelecido um acordo de paz e começou a retirada das tropas norte-americanas da região. Em 1975, Saigon foi tomada pelos norte-vietnamitas e vietcongs, e seu nome foi mudado para Ho Chi Minh. Um ano depois, os dois Vietnãs uniram-se, formando a República Socialista do Vietnã.

0 Response to "Ásia: conflitos no século XX – Resumo (Parte 06/06)"