"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Revolução Francesa – Resumo (Parte 03/03)

guilhotina

A Convenção Nacional

Após a proclamação da República, a Convenção criou um novo calendário, marcando o inicio de uma nova era.
Durante a monarquia, os republicanos franceses permaneceram unidos, mas após a proclamação da República dividiram-se em:
• girondinos - grupo majoritário, representante da alta burguesia;
• jacobinos ou montanheses - grupo radical liderado por Robespierre, Danton e Marat, representantes da média e pequena burguesia.
Em 21 de janeiro de 1793, o rei Luis XVI foi condenado e guilhotinado, considerado inimigo da Revolução.
A República francesa começou com uma série de crises. Revoltas de padres e nobres estouraram em vários pontos da França. Além disso, a Inglaterra liderou uma coligação contra o pais, aliando-se à Holanda, Prússia, Espanha, Sardenha, Nápoles e Rússia.
Nesse ambiente de crise interna e externa, a Convenção governou de forma ditatorial. Instalou-se o período conhecido como Terror (1794), chefiado por Robespierre, no qual houve violenta perseguição aos girondinos, com a morte de muitos deles, além de nobres e da rainha Maria Antonieta.
Em 27 de julho de 1794 (9 Thermidor, segundo o novo calendário), Robespierre foi preso e guilhotinado pelos girondinos, terminando o Terror. Os girondinos retornaram ao poder, elaboraram uma nova Constituição e instalaram um governo chamado Diretório.

0 Response to "Revolução Francesa – Resumo (Parte 03/03)"