"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Ásia: conflitos no século XX – Resumo (Parte 01/06)

Mao-Tsé-Tung em 1960

Revolução Socialista na China

Em 1905, Sun Yat-sen fundou o Kuomintang, ou Partido do Povo, de caráter nacionalista, que objetivava instalar uma República com voto universal, modernizar a China e distribuir terras aos camponeses.
Em 1921, foi fundado o Partido Comunista Chinês (PCC) que passou, em três anos, a contar com 200 mil filiados, em sua maioria trabalhadores das indústrias. Em 1924, o Partido Comunista aliou-se ao Kuomintang, com a finalidade de lutar contra os governos provinciais e a dominação estrangeira. Constitui-se, assim, uma ampla frente formada pelas principais forças políticas que lutavam pela emancipação nacional.
Em 1925, com a morte de Sun Yat-sen, ele foi sucedido, à frente do Kuomintang, por Chiang Kai-shek que, em pouco tempo, rompeu a aliança com os comunistas. Preconizava uma República burguesa, que não mudava as condições de vida dos camponeses. Em 1927, iniciou-se uma guerra civil, e Chiang Kai-shek, apoiado no exército, nos comerciantes enriquecidos e em grandes proprietários rurais, atacou e perseguiu os comunistas.
Essa situação Levou ao fortalecimento da ala mais radical do Partido Comunista, liderada por Mao Tsé-tung. Foram organizadas guerrilhas no campo e crescia o Exército Vermelho, formado por camponeses armados.

Fonte: Caderno do Futuro. IBEP

0 Response to "Ásia: conflitos no século XX – Resumo (Parte 01/06)"